
O tétano é causado por uma bactéria encontrada normalmente no solo. A bactéria entra em nosso organismo pela pele quando nos ferimos com objetos contaminados ou que tiveram contato com terra, fezes, sujeira, etc.
A bactéria do tétano é anaeróbia, isto é, ela morre quando entra em contato com o oxigênio do ar. Por isso há mais risco de contrair tétano quando os ferimentos são profundos (uma vez que, dessa forma, a bactéria fica longe do oxigênio).
Nas regiões mais carentes, que não contam com serviços públicos essenciais, a doença pode atingir o recém-nascido se o cordão umbilical for cortado com instrumentos não-esterilizados.
Essa bactéria produz toxinas que atingem o sistema nervoso do ser humano e fazem os músculos se contrair. O tétano, conhecido popularmente com "mal-desete-dias" - porque seus primeiros sintomas aparecem de sete a dez diasapós a contaminação -, pode levar à morte.
Por isso, em casos de ferimento profundo, é fundamental procurar o médico. Se houver perigo, ele aplicará medicamentos, como o soro antitetânico.
Uma medida de prevenção muito eficiente contra o tétano é a vacinação das crianças. Deve-se tomar a vacina antitetânica a cada dez anos.
Um comentário:
Graças a Deus q eu nunca tive essa doença!
Ufa...
:)
Postar um comentário